Em Portimão
Procura-se identidade de escritora
«Diario Illustrado»: há mais de um século
Como a moda é caprichosa e extravagante
Illustração Catholica
Há dias, uma amiga que sabe do meu interesse particular pela história da imprensa e das artes gráficas em Portugal, pergunta-me se conheço a Illustração Catholica. Perante a minha resposta negativa, mas o meu interesse em vê-la, ofereceu-me alguns exemplares referentes a 1915 e 1916.
Trata-se de um periódico muito curioso porque, de algum modo, procura copiar a fórmula que permitiu o grande sucesso da lisboeta e algo «mundana» Illustração Portugueza: muitas fotos, grafismo exuberante, ilustrações, caricaturas, etc.
E a propósito de caricaturas, num dos vários números, encontrei uma de Ramalho Ortigão, que havia falecido há poucos dias, com a legenda:
célebre escritor, colaborador de Eça de Queiroz e com ele autor das Farpas e do romance Mistério da Estrada de Sintra, autor de muitas obras de alto valor literário. Morreu reconciliado com a Igreja recebendo os Santos Sacramentos, em 27 de Setembro.
É caso para dizer que também a Igreja se havia reconciliado com o escritor e com as Farpas, onde se vincavam o anticlericalismo radical do companheiro Eça e a dúvida moderada do próprio Ramalho.