PORTIMÃO

Regata no Rio Arade

PRAIA DA ROCHA

«Rica de atraentes encantos com que a natureza prodigamente a dotou, prefigura-se-nos que, num futuro mais ou menos próximo, esta praia será inscrita entre as de mais nomeada.

Quando soar nestes sítios esquecidos o silvo da locomotiva que os ponha em comunicação fácil com os centros populosos da civilização, quando obesos brasileiros passearem por aqui os ócios do seu viver de argentários, é possível que o capital venha nas asas do progresso trazer a esta formosa estância balnear os melhoramentos e confortos que se encontram nas suas congéneres do Norte».

Era desta forma que na viragem do século XIX para o século XX se imaginava o futuro da Praia da Rocha. É verdade que a locomotiva passou a silvar ao aproximar-se da ponte sobre o Rio Arade; e também é verdade que os brasileiros lá chegaram, mas menos obesos de fortuna do que o esperado. Quanto ao capital, não há dúvida que muito ali foi investido, mal ou bem; já o progresso, se lá chegou, há muitos portimonenses que não concordam ou que não deram conta que tal tivesse acontecido.