A verdadeira história ilustrada do design gráfico e da imprensa em Portugal, desde 1487, com a impressão do primeiro livro, em Faro, até ao final do século XVIII.

A verdadeira história ilustrada do design gráfico e da imprensa em Portugal, num período dividido em duas partes: a primeira, de 1732 a 1850, e segunda, de 1850 a 1870.

A verdadeira história ilustrada do design gráfico e da imprensa em Portugal, no período da grande revolução tecnológica, entre 1870 a 1890.

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A verdadeira história ilustrada do design gráfico e da imprensa em Portugal, no período de transição para o século XX, entre 1890 e 1904.

Monografia de Stuart Carvalhais – modernista, desenhador de imprensa, caricaturista, pintor, cenógrafo… Um dos primeiros e mais importantes designers portugueses, da primeira metade do século XX.

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Começando pelo Sul de Portugal, enquadrado no projecto que pretende mapear todo o território nacional e ilhas dos Açores e Madeira, mas também o da chamada «África Portuguesa», do Brasil, da Índia e de Macau, este primeiro volume, bem como os futuros, reúne um significativo acervo de gravuras em madeira, representativo do nosso património existente, mas também do já desaparecido.

A Tipografia foi quase sempre o eco da fantasia, da imaginação e do génio de muitos autores e artistas, quantas vezes a oficina onde, como aprendizes, se fizeram homens e feiticeiros da nossa cultura e da nossa arte.

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Aberta uma gravura – quando e onde?, pela mão de que gravador? Estas são questões que devemos aceitar como muito difíceis de ultrapassar. No entanto, isso não significa que não possamos identificar a sua origem tipológica, bem como o seu percurso no contágio que possa ter exercido sobre o gosto ou até qual o nível do seu contributo para a estruturação de uma ideologia imagética. 

A paixão que Teixeira Gomes sempre demonstrou pela arte criou uma expectativa: a de que teria juntado à sua reconhecida faceta de escritor a de esteta.  Ele próprio, dada aquela que referia ter sido a sua sublime cruzada em busca do belo, chegou a admitir que podia ter leccionado uma cadeira de estética, embora, noutro momento, também se tenha declaro impotente, por indiferença e frigidez, para sustentar a mais leve discussão de ordem estética ou filosófica. Com este ensaio, José Pacheco, para além de procurar projectar alguma luz sobre este jogo com que, confessadamente, se entretinha a distorcer a lógica e o sentido das palavras, dá-nos a possibilidade de ultrapassarmos o patamar da dita expectativa sobre a sua faceta de esteta.

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Depois da edição do primeiro volume, rumando ao Norte, este segundo Roteiro de Portugal, bem como todos os futuros,  reúne um importante e significativo acervo de gravuras em madeira, surpreendentemente representativo do nosso património existente, mas também do já desaparecido.

Depois da edição dos primeiros dois volumes, rumando ao Atlântico, este terceiro Roteiro de Portugal, bem como todos os futuros,  reúne um importante e significativo acervo de gravuras em madeira, surpreendentemente representativo do nosso património existente, mas também do já desaparecido.

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EM ACTUALIZAÇÃO

Um livro já com história sobre a história do livro antigo. Publicado em 1988, pode dizer-se que esta obra de José Pacheco constitui uma importante referência bibliográfica no contexto da análise do livro como objecto de arte, e que este título entrou definitivamente na linguagem dos bibliófilos.

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Roteiro de Portugal através da gravura oitocentista

SETÚBAL - BEJA - FARO

Edição: Obra de Bico, 2017

com 142 gravuras referentes a 43 concelhos, freguesias ou lugares integrados no território dos distritos de Setúbal, Beja e Faro:

Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Cacilhas, Laranjeiro, Costa da Caparica, Porto Brandão, Pragal, Trafaria, Barreiro, Palmela, Santiago do cacém, Seixal, Amora, Corroios, Sesimbra, Cabo Espichel, Setúbal, Azeitão, Montijo, Outão, Parque Nacional da Arrábida, Sines, Alvito, Beja, Mértola, Moura, Odemira, Vila Nova de Milfontes, Vidigueira, Albufeira, Castro Marim, Faro, Estói, Lagos, Monchique, Portimão, Silves, São Bartolomeu de Messines, Tavira, Sagres.

336 páginas;

capa coberta por sobrecapa.

20 €

Monografia de Stuart Carvalhais – modernista, desenhador de imprensa, caricaturista, pintor, cenógrafo… um dos primeiros designers contemporâneos portugueses.

Obra muito ilustrada e muito interessante para os interessados na ilustração e na história do design modernista em Portugal.

Encadernação: capa cartonada – dim: 26x23x2,5cm;

Ano de edição: 2000 – mas como acabado de sair da gráfica.

15 €

Faça o download das primeiras 30 páginas ou ver e-book interactivo 

Obra sobre a história dos livro antigo português, muito ilustrado e importante para a história do design gráfico em Portugal.

Encadernação: capa de brochura com sobrecapa
dim: 28,5 x 21,5x2cm

Ano de edição: 1988 – mas como acabado de sair da gráfica.

15 €

Antologia de poemas e textos recolhidos em jornais e revistas do século XIX, bem como nas folhas «mimosas» assinadas por escritores públicos, jornalistas, tipógrafos e outros artistas gráficos.

Encadernação: capa de brochura; dim: 24 x 17 cm

Ano de edição: 2017

15 €